Projeto mobiliza estudantes para a educação ambiental


Publicado em 01/06/2017 16:12 Geral   SANTA CRUZ Fonte: Assessoria de Imprensa

Quando completou 5 anos, Maquieli Titana dos Santos ganhou um abajur de presente. Em tons de rosa e em formato de guarda-chuva, o objeto serviu para que sua mãe, Tânia, pudesse ler histórias para ela antes de dormir.  

Hoje, aos 14 anos, e aluna do 7º ano da Escola Municipal Bom Jesus, parte das lembranças sobre a infância vieram à tona. Ao participar do projeto Plantando o Futuro, duas coisas a menina aprendeu nas últimas semanas: cultivar hortaliças em um espaço nos fundos da escola e confeccionar seu próprio abajur. “Trouxe de casa uma lata, pintei, instalei a tomada. Agora está pronto para colocar no meu quarto”, comemora. 

Do lado de fora da sala de aula, quem aguarda ansiosa para falar sobre outra iniciativa, o cultivo de hortaliças, é a estudante Alana da Silva Lopes, 12 anos. “Vamos logo, senão vai chover”, apressa a menina. Já na lateral do canteiro, ela explica ligeiramente como foi o processo de implantação do espaço onde agora já tem mudas de beterraba, salsa e alface. “Aqui temos seis canteiros. E cada turma está cuidando do seu. Regamos todos os dias e os legumes serão depois aproveitados na cozinha”, relata. 

Plantando o Futuro

Além da turma de Alana e Maquieli, outras  cinco turmas, do 6º e 7º anos da Escola Bom Jesus, participam do projeto Plantando o Futuro, realizado por profissionais da área ambiental da Unisc desde o início do ano letivo. De acordo com a educadora Fabíola Moreira, o objetivo é realizar ações para despertar a educação ambiental de forma sustentável, reutilizando os resíduos produzidos por todos. “Primeiramente fizemos um trabalho de sensibilização. E agora, na prática, eles percebem que muitos dos materiais que iriam para o lixo podem ser reaproveitados”, explica. 

Segundo a diretora da instituição, Adelaide Augusta Scheibler, o projeto está fazendo a diferença na vida dos alunos. “Não tínhamos horta na escola. Agora, além de eles cuidarem das verduras e legumes e aproveitar para  a refeição do dia a dia, aprenderam que podem reutilizar o que jogariam fora, como é o caso dos materiais que usaram para fazer abajures”, relata.  

A escola Bom Jesus foi contemplada pelo Plantando o Futuro por ter se classificado em primeiro lugar no projeto Mestre Cuca, no ano passado. 

PortalArauto
Projeto Plantando o Futuro mobilizou os estudantes (Foto: Divulgação/Assessoria de Imprensa)




Copyright © 2016 Portal Arauto - www.portalarauto.com.br