compartilhe >>

Número reduzido de alunos desativa escola


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 27/04/2017 07:00
Atualizado 27/04/2017 09:22

Geral   LINHA SÍTIO

Uma sala repleta de mesas, cadeiras, computadores, quadro negro, mural de recados e uma infinidade de brinquedos terá nova ocupação em Linha Sítio. A desativação da Escola Olavo Bilac vai mudar a realidade da comunidade. O educandário, que atende hoje quatro crianças, será transformado em uma capela mortuária e servirá para encontros, reuniões e demais atividades. Essa, pelo menos, é a ideia inicial, levantada em assembleia com moradores na noite de terça-feira.

A Secretaria de Educação entende que a desativação da escola se faz necessária devido ao número baixíssimo de alunos. Cláudio Stoeckel expôs na reunião que quatro alunos em uma sala de aula não é bom nem para quem aprende, tampouco para quem ensina. Mas as crianças que na Olavo Bilac estudam - três no 3º ano e um no 4º ano - serão convidadas a estudar na Escola José Pedro Pauli, na área urbana de Vera Cruz. Para tanto, transporte gratuito será ofertado. A ideia, segundo Stoeckel, é que os alunos comecem a frequentar o novo educandário a partir da primeira semana de maio, ou seja, já na semana que vem.

A decisão de desativar a escola foi acordada no encontro, que contou com a participação de moradores próximos, lideranças locais e autoridades. Após os trâmites legais, uma vez que o Conselho Municipal de Educação terá que avaliar e dar o parecer sobre o fechamento do educandário, será remetido à Câmara de Vereadores um projeto de lei cedendo o terreno e o prédio da escola à comunidade. Então, os membros poderão utilizar para os fins que foram definidos em reunião. Para tanto, será criada uma associação na localidade.

A matéria na íntegra está na edição do Jornal Arauto desta quinta-feira.


Foto: Lucas Batista/Jornal Arauto
Em assembleia, moradores opinaram sobre futuro do prédio da escola, inaugurado em 1973
Em assembleia, moradores opinaram sobre futuro do prédio da escola, inaugurado em 1973