Cuidados com os cães no verão
compartilhe >>

Cuidados com os cães no verão


Publicado 29/01/2018 18:31
Atualizado 29/01/2018 18:33

Os dias abafados e quentes no verão exigem um cuidado especial dos donos de cães para com o seu bichinho de estimação. Na hora de sair com o animal pela rua, é importante seguir algumas orientações. 

É preciso ter cuidado com as patinhas, já que o asfalto ou a areia podem proporcionar queimaduras graves. Evite levá-lo para um passeio entre 9h e 16h, quando o calor é muito intenso. Se o animal tiver focinho rosado, converse com o veterinário, pois é preciso usar um filtro solar específico.

Além das patinhas, também devemos estar atentos à pelagem do animal. Como não possuem glândulas sudoríparas na pele, os cachorros transpiram pela boca, língua e pelas almofadinhas das patas. Assim, se possível, faça uma tosa em seu cão, caso ele seja muito peludo ou fique muito tempo ao ar livre.

E não esqueça também de ficar de olho na hidratação do animal, oferecendo sempre água limpa e fresca. E ao voltar do passeio, ofereça comida igualmente fresca, em um local também fresco e abrigado do sol. A ração dos animais não deve ficar exposta ao sol ou calor, para não fermentar e ficar imprópria para o pet.

Neste estação também é comum o aumento de pulgas e carrapatos, parasitas que adoram o clima quente e úmido e aproveitam esta época para infestar o animal e o ambiente. Em caso de encontrá-los no seu pet, procure orientação de um veterinário para saber qual o melhor produtor você deve utilizar.


Cuidados com os cães no verão








Bruna Lovato Jornalista e cachoeirense. É formada pela Unisc, com pós-graduação em Jornalismo e Meios Digitais, na Univates. Repórter no Portal Arauto e na Arauto FM. Mãe da Estrela (aquela ali da foto) e apaixonada por cachorros. Aqui vamos conversar sobre eles, as estrelas do blog.