Matemática
compartilhe >>

Matemática


Publicado 17/05/2018 07:46
Atualizado 18/05/2018 10:52

Às vésperas da Copa do Mundo, os palpites sobre as seleções favoritas para conquistar o Mundial tomam conta dos assuntos entre os torcedores. Desta vez, um estudo com mais de 1 milhão de simulações apontou o Brasil no topo. Desenvolvido pela Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getulio Vargas (FGV EMAp), o estudo observou os gols marcados e sofridos em cada partida das 207 seleções filiadas à FIFA nos últimos quatro anos. A seleção brasileira tem 21% de chances de ganhar a Copa do Mundo de 2018. Logo em seguida, vêm a Espanha, com 13%, e a atual campeã, a Alemanha, com 11%. Apesar da vantagem, o estudo aponta que os números da seleção brasileira poderiam ser melhores, mas a fase de derrotas no comando do ex-técnico Dunga fez as probabilidades diminuírem. Vale ressaltar que na Copa de 2014 o Brasil também era favorito com 28% de chances de levar a taça e não ganhou. Aconteceu aquele jogo atípico na semifinal, e esquecemos que eram 72% de chance de não ganhar o torneio. Entre os prováveis resultados da primeira fase, o estudo aponta que a seleção brasileira deve sair invicta e sem levar gols. De acordo com as previsões, os prováveis resultados são: primeiro jogo vitória por 1 a 0 sobre a Suíça e, em seguida, 2 a 0 na partida com a Costa Rica e o mesmo placar contra a Sérvia.

Fred no Barcelona

O Barcelona coloca foco na contratação de Fred, ex-volante do Inter e atualmente no Shakthar  Donetsk. A informação é do jornal espanhol Mundo Deportivo que publicou como manchete: "Barça não perde Fred de vista". O jogador de 25 anos, convocado por Tite para a Copa do Mundo, é monitorado pelo Barcelona. O clube catalão vê em Fred potencial para substituir Busquets e Rakitic, jogadores que já não têm "fôlego" para participar com a mesma intensidade de todos os jogos.  Fred é definido como “um Paulinho que não perde com tanta facilidade a sua posição dentro do jogo do Barcelona". Além disso Fred é apontado como mais versátil, jogando com a mesma qualidade nas duas intermediárias, fazendo tanto o jogo ofensivo, como defensivo. Para contratar Fred, o Barcelona precisa vencer a concorrência com o Manchester City. O clube inglês já demonstrou interesse há mais tempo e já apresentou uma proposta de 50 milhões de euros, mas, até agora, não conseguiram fechar o negócio. Do valor total da negociação, por ter participação como clube formador, o Inter terá direito a 1,7%.

Assaf

A Assaf está com um projeto que, pelo segundo ano consecutivo, prioriza o uso de atletas locais. Uma série de empresas está sendo parceira do clube, que disputa a Série Prata do Futsal Gaúcho. Entre elas está o Centro Radiológico Radson, que fechou uma parceria esta semana para auxiliar na recuperação de seus atletas. Aliás, neste sábado, o time disputa seu primeiro jogo em casa nesta Série Prata, contra o Lagoa Futsal, no Poliesportivo, a partir das 20h. Vale a pena dar uma conferida na garotada!


Divulgação
Paulo Kist e Carmela Krebs, do Radson, junto com Cleber Pereira, da Assaf
Paulo Kist e Carmela Krebs, do Radson, junto com Cleber Pereira, da Assaf







Jacson Miguel Stülp Jacson Miguel Stülp, jornalista de formação, especializado em Comunicação Empresarial e Marketing. Atua no meio do esporte há 20 anos como repórter, editor, setorista, assessor de imprensa e devorador de mídia esportiva. É autor, entre outras coisas, do livro Orgulho Centenário, que conta os 100 anos do FC Santa Cruz.